sábado, 15 de outubro de 2011

Chocolate não!


          O chocolate contém uma substância designada por teobromina, que é uma xantina da família da cafeína e da teofílina, e é tóxica para os cães quando ingerida em determinadas quantidades. Normalmente apenas concentrações de teobromina acima dos 100-150mg/Kg de peso corporal provocam uma reacção tóxica mas há variáveis a considerar como a sensibilidade do cão, o seu peso e idade. A concentração de teobromina nos vários tipos de chocolate também é variável: o chocolate preto tem 10 vezes mais teobromina do que o tradicional chocolate de leite; o chocolate branco tem ainda menos. Assim põe-se a questão: quando é que é demais? Se um cão de 50Kg comer 2 quadradinhos de chocolate dificilmente ficará doente. E se for um cão de 20 Kg e comer meia tablete? É difícil dizer, pelo que a melhor solução é não dar chocolate aos cães. Nunca.
      As xantinas em geral, afectam o sistema nervoso e cardiovascular. Também têm um efeito diurético. Assim, os sinais clínicos mais frequentes na intoxicação por xantinas, nomeadamente, teobromina, incluem:

Hiperexcitabilidade
Aumento da frequência cardíaca
Agitação
Aumento da ingestão de água
Tremores musculares
Vómitos 
Diarreia

        Como não existe um antídoto específico para intoxicações por teobromina o tratamento destes casos pode passar pela indução do vómito nas 2 horas após a ingestão, pela administração de carvão activado para diminuir a absorção da toxina, pela administração de anti-convulsivos caso haja sinais neurológicos e pela oxigenoterapia e fluidoterapia intravenosa para proteger o coração.
        Se suspeitar que o seu cão ingeriu chocolate, contacte imediatamente um veterinário de forma a que este possa avaliar a gravidade da situação e instaurar uma terapêutica adequada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário